Otimização de Custos em Computação em Nuvem

Atualizado: 9 de jun.

O mundo digital é cada vez mais uma realidade presente na sociedade. O uso de tecnologias e recursos digitais vêm crescendo vertiginosamente. E tal conjuntura tem possibilitado, sobretudo para empresas, a otimização de custos de computação em nuvem. Frente a este cenário, as empresas estão se movimentando para a utilização da computação em nuvem. Contudo, ao analisar os ambientes e diversos projetos visualizamos ainda muitos recursos subutilizados. Com isso, entendemos a importância em discorrer sobre essa otimização como forma de melhorar o uso dos recursos e ferramentas baseadas em serviços de Nuvem.


Para iniciar, precisamos entender que o ambiente em Nuvem é diferente do ambiente físico. Os recursos precisam e devem ser tratados de formas distintas. Este é um ambiente feito para ser utilizado mediante a pagamento. Ou seja, o cliente deverá “subir” na Nuvem exatamente o que ele precisa utilizar em determinado momento. E essa lógica se diferencia dos velhos hábitos dos ambientes físicos, no qual compramos equipamentos para durarem cerca de 5 anos (numa perspectiva temporal mediana).


Desse modo, podemos observar que muitas empresas estão iniciando a sua jornada nos serviços em Nuvem. Mas, não estão considerando o que realmente a Nuvem pode proporcionar no seu cotidiano, especialmente no contexto do trabalho remoto. Segundo a Daryl Plumer, vice-presidente da Gartner Fellow, a computação em nuvem representa uma das mais incompreendidas, e valiosas, inovações na Tecnologia da Informação (TI) atualmente, bem como no desenvolvimento das estratégias de negócios.


Assim, baseado neste cenário, a N1 IT Stefanini busca dimensionar uma melhor configuração de utilização e otimização dos ambientes em Nuvem, visando todo este processo. Para compreender, de forma simples e objetiva, o que estamos abordando separamos algumas perguntas básicas para simplificar. Vamos conferir?


O que aconteceu?


Todo esse processo consiste em analisar o atual ambiente e entender o que está ativo em Nuvem, e que vem gerando custos. Além disso, também é analisado como estes recursos fazem sentido para o cliente, a partir das estratégias que são desenvolvidas.


O que vai acontecer?


Ao analisar os recursos atuais, conseguimos ter uma análise prévia. Sendo possível apresentar uma perspectiva futura sobre o ambiente que está atualmente em uso.


O que devo fazer?


Nesta etapa, a N1 IT Stefanini analisará com os especialistas Cloud a melhor estratégia para otimização e readequação dos ambientes existes.

Ou seja, há todo um processo a ser percorrido visando entender e demonstrar como os clientes estão utilizando o ambiente e como ele pode ser mais bem utilizado, a partir da otimização dos recursos. Além disso, insights também são proporcionados como forma de visualizar o andamento de todo o processo.


Insights!


O insight trata-se de um relatório final baseado em todas as informações que foram geradas nas etapas anteriores. Com as informações disponíveis, um novo ambiente e melhores práticas poderão ser elaborados pelo cliente.


E se você quer saber como a N1 IT Stefanini pode te ajudar com a Computação em Nuvem agende uma reunião com o especialista.


Nós estamos aqui para ajudá-lo nesse processo de transformação digital!



É a N1 IT Stefanini cocriando soluções para um futuro melhor!


Escrito por: Amanda Alves, Cloud Poduct Manager



22 visualizações0 comentário